Quem sou eu

A equipe é composta pela coordenadora Francisca Borges e por nove articuladoras, sendo elas: Ana Paula, Bethel, Eliete, Janete, Márcia Aguiar, Márcia Coimbra, Sabrina, Saluena e Sandra.

segunda-feira, 14 de março de 2011

GEEMPA 2011

I e II Cursos Iniciais de Cinco Dias
Alfabetização Pós-Construtivista
Dias 17, 18, 19, 20 e 21 de março de 2011
Locais:
I Curso – Sede do GEEMPA: Rua Lopo Gonçalves, 511, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre
II Curso – Convento Monte Alverne: Rua São José, 584, São Leopoldo
O I Curso é destinado aos alfabetizadores do Programa de Correção de Fluxo do Pólo Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dos Termos de Cooperação com municípios.
O II Curso é destinado aos interessados por conta própria, mediante pré-inscrição e pagamento de taxas.
Terão preferência às vagas os que tiverem turma de 1º ano e possibilidade de pertencimento a grupo de estudos semanais ao longo do ano, com outros colegas alfabetizadores pós-construtivistas.
O II Curso no Convento Monte Alverne conta com um número restrito de hospedagens no local, com diárias de R$ 40,00 que inclui pernoite e refeição.
Após a confirmação da pré-inscrição os primeiros candidatos que demandam ocupação das vagas disponíveis para a hospedagem no local serão beneficiados.
Nova programação do Curso Inicial de cinco dias, para implementar uma proposta didática pós-construtivista baseada na sua psicogênese, a partir de aula-entrevista com professores.
Disciplinas da prática pós-construtivista
Psicogênese da alfabetização – uma rede de hipóteses no processo rumo à leitura e à escrita.
Interação social no aprender – as trocas com quem sabe mais, o mesmo, e menos, em uma turma com um núcleo comum de conhecimentos, a partir de eleição de líderes e organização de grupos áulicos.
Didáticas da alfabetização e da matemática – quem ensina, quem aprende, como se aprende e se ensina. Pedagogia pós-construtivista – uma nova estética dos espaços ensinantes, com três tipos de aula: atividades culturais, aula-entrevista e aula coletiva (com contextualização semântica, com momentos diversificados por níveis, com jogos, com merenda pedagógica, com lição de casa).
Disciplinas dos fundamentos teóricos pós-construtivistas
Psicologia cognitiva: as teorias sobre o aprender – inatismo, empirismo, construtivismo e pós-construtivismo e macrogênese das aprendizagens – duplas, constelações, séries e redes.
Saúde e educação: medicalização em educação, desmistificando a desnutrição e as doenças inventadas (hiperatividade) e a não influência de doenças no aprender.
Aspectos antropológicos na didática pós-construtivista: relativismo e as diferenças; natureza x cultura.
Aspectos psicanalíticos das aprendizagens – o eu, os outros e o Outro; o real, o simbólico e o imaginário; ego, id e superego; inteligência, desejo e corpo.
Aspectos filosóficos do aprender – A verdade em questão; a obsolescência dos conhecimentos e as possibilidades de aprender.
Face às inovações na programação, principalmente a introdução de uma aula-entrevista com os participantes dos Cursos, serão aceitos professores que já freqüentaram formação desta natureza e estes terão também prioridade nas vagas.

3 comentários:

  1. O ensino é uma das coisas mais fantáticas, eu digo que é base do cidadão, e quando é executado com amor, então se torna melhor.Por isso não posso deixar de comentar, a vossa compartilho e o vosso desempenho no ensino.
    Deixo aqui também um desejo de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Também sou do DF, venha conhecer o meu blog
    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Saiba como em:
    www.homemoney.com.br

    ResponderExcluir